Uma mulher por mês: Isabel Allende e A Casa dos Espíritos

O livro que lemos em Março na leitura coletiva do Duende Leitor foi A casa dos espíritos de Isabel Allende.

O grupo de leitura do Duende Leitor, “Uma mulher por mês” continua aberto para participação, a qualquer tempo durante o ano de 2020. Entre em contato conosco por duendeleitor@gmail.com ou através do direct no Instagram, e enviaremos o link do grupo no Whatsapp. 


Isabel Allende

A autora nasceu no Peru em 2 de agosto de 1942 mudou-se para o chile ainda bem pequena, onde e viveu sua infância e juventude.

Isabel Allende

Sobrinha em segundo grau de Salvador Allende, candidato socialista que venceu as eleições presidenciais chilenas e, em 1973, viu seu governo cair com um golpe militar. Ela foi obrigada a fugir com sua família para a Venezuela, pois toda a família de Allende sofreu perseguição. É neste país que ela começa a sua produção literária. Atualmente vive nos Estados Unidos.
Suas obras literárias são especialmente dedicadas aos acontecimentos da história do Chile.

A Casa dos Espíritos

Primeiro romance da autora, é considerado um clássico da literatura latino americana. A casa dos espíritos conta a saga da família Trueba entre os anos de 1905 e 1975. Combinando o fantástico e o real, traça um paralelo com a história de um pais muito parecido com o Chile. suas personagens vivem envoltos com a politica, as transformações sociais, um golpe militar e os impactos em uma família conflituosa.O patriarca, senador Esteban Trueba, extremo conservador, machista e falso moralista, contrasta diretamente com as mulheres fortes de sua família, em especial sua esposa Clara, clarividente e ligada ao misticismo e com ideias opostas ao marido.

Embora o título fale de espíritos, este não é um livro espírita.

Temas

Obra de realismo fantástico, Isabel Allende se baseou em próprias memórias de infância e juventude para escrever o livro. Ela viveu em um casarão similar ao dos Trueba com toda a sua família, um ambiente liberal e intelectual, e que despertou o seu interesse pela literatura . O tema central retratado no livro é o poder das mulheres, a luta entre as classes e a importância da genealogia. A fantasia se desenvolve em paralelo aos fatos históricos recentes do Chile, incluindo uma história de amor lado a lado com os assassinatos, desaparecimentos e torturas da sangrenta ditadura militar.


Para assistir

A casa dos espíritos (1993)

Adaptação de 1993 do livro de Isabel Allende, com Meryl Streep, Glenn Close, Winona Ryder, Antonio Banderas e Jeremy Irons.


A Casa dos Espíritos

Autora: Isabel Allende

Editora: Bertrand Brasil

Avaliação: 5 estrelas


Fontes consultadas para a eladoração do texto

Share:
Written by Steh
Gosta de livros policiais, quadrinhos e escrever sobre livros na internet.