Uma mulher por mês: Isabel Allende e A Casa dos Espíritos
O livro que lemos em Março na leitura coletiva do Duende Leitor foi A casa dos espíritos de Isabel Allende.
O grupo de leitura do Duende Leitor, “Uma mulher por mês” continua aberto para participação, a qualquer tempo durante o ano de 2020. Entre em contato conosco por duendeleitor@gmail.com ou através do direct no Instagram, e enviaremos o link do grupo no Whatsapp.
Isabel Allende
A autora nasceu no Peru em 2 de agosto de 1942 mudou-se para o chile ainda bem pequena, onde e viveu sua infância e juventude.

Sobrinha em segundo grau de Salvador Allende, candidato socialista que venceu as eleições presidenciais chilenas e, em 1973, viu seu governo cair com um golpe militar. Ela foi obrigada a fugir com sua família para a Venezuela, pois toda a família de Allende sofreu perseguição. É neste país que ela começa a sua produção literária. Atualmente vive nos Estados Unidos.
Suas obras literárias são especialmente dedicadas aos acontecimentos da história do Chile.
A Casa dos Espíritos
Primeiro romance da autora, é considerado um clássico da literatura latino americana. A casa dos espíritos conta a saga da família Trueba entre os anos de 1905 e 1975. Combinando o fantástico e o real, traça um paralelo com a história de um pais muito parecido com o Chile. suas personagens vivem envoltos com a politica, as transformações sociais, um golpe militar e os impactos em uma família conflituosa.O patriarca, senador Esteban Trueba, extremo conservador, machista e falso moralista, contrasta diretamente com as mulheres fortes de sua família, em especial sua esposa Clara, clarividente e ligada ao misticismo e com ideias opostas ao marido.
Embora o título fale de espíritos, este não é um livro espírita.
Temas
Obra de realismo fantástico, Isabel Allende se baseou em próprias memórias de infância e juventude para escrever o livro. Ela viveu em um casarão similar ao dos Trueba com toda a sua família, um ambiente liberal e intelectual, e que despertou o seu interesse pela literatura . O tema central retratado no livro é o poder das mulheres, a luta entre as classes e a importância da genealogia. A fantasia se desenvolve em paralelo aos fatos históricos recentes do Chile, incluindo uma história de amor lado a lado com os assassinatos, desaparecimentos e torturas da sangrenta ditadura militar.
Para assistir

Adaptação de 1993 do livro de Isabel Allende, com Meryl Streep, Glenn Close, Winona Ryder, Antonio Banderas e Jeremy Irons.

A Casa dos Espíritos
Autora: Isabel Allende
Editora: Bertrand Brasil
Avaliação: 5 estrelas
Leave a Comment