O Caso do Marquês Desaparecido

Enola vive com a mãe artista e não convencional, em um velho casarão da família. Criada com muita liberdade para os padrões vitorianos, e treinada na arte de anagramas, a menina não entende por que sua mãe escolheu seu nome Enola, que ao contrário significa Alone (sozinha). Sua mãe sempre diz que ela vai se virar bem sozinha. Após o sumiço da mãe no seu aniversário de 14 anos, deixando algumas pistas sutis para trás, Enola é obrigada a entrar em contato com seus dois irmãos bem mais velhos, Sherlock e Mycroft Holmes, que ela praticamente não conhece. Enola admira seu irmão Sherlock através das histórias escritas por Dr. Watson. Quando ela o conhece pessoalmente, descobre esse lado meio distante e machista. Mycroft é pior ainda, e só pensa no dinheiro que enviava para a manutenção do casarão e para a educação da irmã, e que aparentemente foi desviado pela mãe. Subestimada pelos irmãos, que ficam horrorizados com o estado da casa – e de Enola -, decidem enviá-la para um colégio interno depois de arrumar algumas roupas decentes para a menina. Os irmãos mais velhos concluem que a mãe sumiu por vontade própria e não se esforçam em encontrá-la. Porém Enola decide continuar a busca de sua mãe, e tem outros planos para essas roupas…

Esta é uma série infanto-juvenil que conta a história de Enola Holmes, a irmã muito mais jovem de Sherlock e Mycroft Holmes. Ela existe no canon oficial de Sherlock? Não, é uma criação desta série de livros, embora outros pastiches ou “fanfics” inspiradas nos livros de Sherlock utilizem desta mesma ideia de uma irmã mais nova. Em exemplo é na série Sherlock da BBC, que revela uma irmã mais nova chamada Eurus. (spoiler? já passou um tempinho né? hahaha)

Um bom pastiche de Sherlock Holmes. A leitura é bem rápida, mas um pouco confusa, pois acaba tratando de dois sumiços: da mãe de Enola e do jovem marquês do título. A representação de Sherlock e Mycroft é bem fiel aos livros, e a ambientação é bem feita. A descrição das vestimentas vitorianas é bem detalhada e seus múltiplos usos bem original. Um ponto positivo: Enola é uma detetive independente dos irmãos, que aparecem muito brevemente no livro, criando assim uma possibilidade de histórias originais, sem se apegar tanto ao canon de Sherlock. O livro acaba rápido e completamente em aberto para novas histórias da série, que pretendo continuar a ler.


Esta série de livros está sendo adaptada em filme pela Netflix, com Millie Bobby Brown, Henry Cavill, Sam Claflin e Helena Bonham Carter.

Enola Holmes, filme da Netflix. Millie Bobby Brown (Enola), Henry Cavill (Sherlock) e Sam Claflin (Mycroft).

O caso do marquês desaparecido

Os mistérios de Enola Holmes 1

Autora: Nancy Springer

Avaliação: 4 estrelas

Share:
Written by Steh
Gosta de livros policiais, quadrinhos e escrever sobre livros na internet.