Mulherzinhas
Meg, Jo, Beth e Amy são irmãs que vivem com a mãe em uma tranquila vizinhança americana nos idos de 1868. Eles era uma família rica, mas depois de alguns problemas financeiros, perderam sua fortuna e o pai virou um pastor. No início do livro, o pai delas está servindo de pastor na Guerra Civil Americana, e as meninas passam o primeiro Natal sem ele. Meg e Jo, as irmãs mais velhas, trabalham para ajudar nas despesas de casa. Meg dá aulas para quatro crianças de um vizinho próximo e Jo é uma espécie de assistente de sua tia rica, Beth é uma menina tímida que prefere ficar em casa e fazer serviços domésticos, e Amy está na escola. Cada irmã é diferente, Meg é uma garota bonita e tradicional, Jo escreve e é meio moleca, Beth gosta de tocar piano e Amy é artista e sonha em andar em altos círculos sociais e ser rica. Elas ficam amigas dos vizinhos ricos, Laurie e seu avô. O livro segue contando pequenos trechos cotidianos da vida das meninas, conforme elas vão crescendo. Apesar de parecer ser um livro fofinho, e muitas vezes tem um tom didático, repleto de moral e bons costumes, sua heroína, Jo, faz a diferença. Talvez ela seja a causa da permanência do livro até os dias de hoje. Jo é uma garota a frente do seu tempo, sempre questionando o papel da mulher na sociedade. Ela luta por sua independência, e por ter suas histórias publicadas e ganhar dinheiro com isso, sem ser mal vista pela sociedade ou ser explorada por editores.

Originalmente publicado em duas partes (e até hoje você encontra versões com os volumes separados): Mulherzinhas e Boas Esposas. Foi um livro encomendado pelo editor da Louisa May Alcott, que pediu que ela escrevesse algo para meninas. Mesmo contrariada, ela acabou cedendo, e escreveu alguns capítulos de teste. Ela achou um pouco chato, e seu editor também. Mas como a sobrinha do editor, que estava na faixa etária do público-alvo, leu e gostou, passaram os capítulos para outras meninas que também aprovaram. Então, Louisa escreveu o resto do livro bem rápido, para fins monetários mesmo, mas o sucesso da obra surpreendeu a autora e seu editor. Mais tarde, ela publicou mais outros livros no mesmo universo em sequência.
O livro já foi adaptado muitas vezes, tanto no teatro, como no cinema e na tv. A adaptação mais recente será um filme “Adoráveis Mulheres” com Saoirse Ronan como Jo, Emma Watson como Meg e Meryl Streep como a Tia March.

Leave a Comment