No mês de outubro, o grupo de leitura do Duende Leitor leu Frankenstein de Mary Shelley
O grupo de leitura do Duende Leitor, “Uma mulher por mês” continua aberto para participação, a qualquer tempo durante o ano de 2020. Entre em contato conosco por duendeleitor@gmail.com ou através do direct no Instagram, e enviaremos o link do grupo no Whatsapp.
Mary Shelley
Nascida em 30 de agosto de 1797 em Londres, Mary Wollstonecraft Godwin, filha da autora feminista Mary Wollstonecraft, que morreu no parto, e do pensador radical William Godwin. Mary cresceu em um ambiente de ideias avant garde, e andou em um círculo intelectual desde cedo. Foi aí que conheceu seu futuro marido, o poeta Percy Bysshe Shelley. Ele também ajudou a editar o manuscrito de Frankenstein, escrito durante um desafio de Lord Byron, para a criação de uma história de terror.

A primeira edição não veio com o nome da autora mas, apesar de sucessivas tragédias, como a morte prematura de quase todos os seus filhos e de seu marido, continuou a escrever suas obras, além de reunir as poesias de seu marido em coletâneas póstumas. Mary Shelley morreu em Londres, em 1851.
Frankeinstein
Victor Frankenstein, um jovem cientista, determinado a criar a vida a partir de outros materiais e, quem sabe, reanimar os mortos, acaba criando um ser monstruoso. Para seu espanto, a fagulha de vida funciona, mas a visão horrenda acaba aterrorizando o cientista, que abandona sua criação.Totalmente sem rumo, o monstro tenta descobrir como se encaixar em uma sociedade que o repele. Publicado em 1818.
Temas
A busca do conhecimento é a força por trás do enredo do romance. Tanto Victor Frankenstein quanto o monstro são criaturas curiosas e com sede de saber. O que eles fazem com o conhecimento adquirido é a questão, pois também pode se mostrar perigoso. Em oposição ao conhecimento estão os segredos, e as consequências de ocultar informações. Outro tema do livro é a exaltação à natureza e à simplicidade, um contraste com a artificialidade do monstro. Outros temas abordados no livro são, família, ambição, alienação.O livro também faz referência a diversas outras obras como Paraíso Perdido e Os sofrimentos do jovem Werther.
Referências
Frankenstein – Mary Shelley (Edição comentada) – Editora Zahar
https://www.sparknotes.com/author/mary-shelley/
https://www.sparknotes.com/lit/frankenstein/