Hoje é o aniversário de Agatha Christie, uma das autoras mais famosas do mundo. Praticamente todo leitor já ouviu falar de seus livros, mas na hora de escolher um entre os mais de 80 títulos da autora sempre vem a pergunta: por onde começar a ler Agatha Christie?
Bom, nós do Duende Leitor compilamos uma lista baseada nas nossas leituras e preferências entre os livros da Rainha do Crime. Todos são excelentes livros e de fácil acesso, tanto em bibliotecas como em sebos ou livrarias. Agora é só escolher um e começar a leitura. 🙂
Cartas na mesa

Poirot reencontra ao acaso um velho amigo, que o convida para jantar em sua casa, a fim de mostrar os raros itens que coleciona – que vão além de obras de arte. Mr. Shaitana se gaba ao detetive de colecionar assassinos. No jantar, quatro detetives e quatro suspeitos são convidados. Não é de se espantar que Shaitana apareça morto no final da noite.
Este é um caso raríssimo de um crossover entre quatro detetives da Agatha: o detetive particular Hercule Poirot, a escritora de romances policiais Ariadne Oliver, o Superintendente Battle e o Coronel Race.
O assassinato de Roger Ackroyd

Uma série de mortes são o centro da fofoca de uma pequena vila. Quando seu grande benfeitor é encontrado morto, e um chantagista está à solta, só resta Hercule Poirot para solucionar o caso. Coincidentemente o detetive morava há um ano na vila, tendo se aposentado da vida de detetive. Mas como ele pode negar um pedido para encontrar a verdade, e toda a verdade?
O primeiro grande bestseller da Agatha, e o terceiro livro a estrelar Poirot.
Convite para um homicídio

Um curioso anúncio chama atenção de um vilarejo: todos são convidados a presenciar um homicídio. É claro que toda a vizinhança comparece à casa, curiosos e também acreditando ser apenas um jogo de detetive. Ninguém esperava que um assassinato acontecesse de verdade. Felizmente a polícia pode contar com a ajuda da simpática Jane Marple, uma senhorinha que gosta de tricô e de solucionar crimes, baseando-se em seu enorme conhecimento do ser humano.
E não sobrou nenhum

Dez pessoas estranhas são convidados a passar um fim de semana em uma ilha. Quando o dono da casa não aparece, todos percebem que não fazem ideia de quem os convidou. Os dez terão de passar o final de semana com estranhos em uma ilha completamente isolada. Isso não seria tão ruim, até que uma gravação anuncia o crime de cada um durante o jantar… e um deles morre na hora. Um a um, todos os convidados serão caçados por um misterioso vingador invisível.
Um dos maiores sucessos da Agatha, excelente thriller “locked room” que você não vai conseguir largar até chegar ao final. É um clássico da cultura pop com diversas homenagens e adaptações. Este livro foi transformado em peça com um final alternativo.
M ou N?

Tommy e Tuppence estão chateados de não poderem servir o país durante a Segunda Guerra Mundial. O casal de detetives vive uma vida confortável, porém sem os perigos que enfrentaram durante a juventude. Até que o serviço secreto entra em contato com Tommy, para encontrar uma dupla de espiões nazistas entre os hóspedes de uma pensão isolada. Mas é claro que Tuppence não deixaria de chegar lá primeiro. A pista deixada por um agente na hora da morte é: “M ou N. Sans Souci”. Sans Souci é a pensão… e M e N um casal de assassinos. Como o caso exige rapidez e discrição, Tommy e Tuppence são perfeitos para voltar à ativa e descobrir a conspiração.
Este é o terceiro livro protagonizado por Tommy e Tuppence Beresford, o casal de detetives (e, eventualmente, da Inteligência britânica). Não é necessário ter lido as aventuras anteriores para entender este livro, mas a série toda é ótima.
Morte no Nilo

Linnet Ridgeway é uma herdeira rica e bonita, que acaba de roubar o noivo de sua melhor amiga. Durante sua viagem de lua de mel em um cruzeiro de luxo pelo Nilo, o casal é confrontado por vários interessados em sua fortuna. Não é de se espantar que Linnet apareça morta com um tiro na cabeça e que casa passageiro seja suspeito. Mas Hercule Poirot (contrariando todo o seu horror de navio e clima quente) está presente na mesma viagem, juntamente com seu velho amigo Coronel Race. É claro que ele não deixaria de investigar mais este mistério…
Uma obra muito adaptada, que vai ganhar mais um filme em breve.
O Misterioso Caso de Styles

O Capitão Arthur Hastings é convidado por seu amigo John Cavendish a passar uma temporada na enorme casa de campo Styles. A tensão é visível, pois a propriedade está nas mãos de Mrs. Emily Inglethorp, madrasta dos Cavendish e casada novamente com um homem mais jovem de passado nebuloso. Quando ela é encontrada trancada em seu quarto, à beira da morte, com o nome do marido nos lábios… morte natural ou envenenamento? No meio do caos familiar, Hastings sugere a ajuda de um velho amigo, Hercule Poirot, um refugiado belga e detetive particular. Com suas “célulazinhas cinzentas”, Poirot não deixa nenhum mistério sem solução.
O primeiro livro de Agatha, e a estréia de seu detetive mais famoso, Hercule Poitot. Um clássico.
Assassinato no Expresso Oriente

Hercule Poirot é colocado às pressas em um vagão lotado no luxuoso Expresso Oriente. Sua chegada súbita é vista com desconfiança pelos outros passageiros. Até que um deles aparece assassinado com doze facadas e um passado sombrio é revelado.
Recebeu diversas adaptações de sucesso na TV e no cinema. Mais um ótimo exemplo de locked room, recurso que a Agatha gostava de utilizar em seus mistérios mais grandiosos.
Noite sem fim

Michael encontra a rica herdeira Ellie em um passeio no Campo do Cigano. Os dois se apaixonam, e decidem construir uma propriedade moderna naquele lugar. Mas o casal não dá ouvidos à maldição que ronda aquele local…
Para os amantes de thriller, este é um livro bem sombrio da Agatha. É um dos seus favoritos.
O Segredo de Chimneys

Intriga ronda a mansão Chimneys, com sua história e passagens secretas. Anthony Cade, em uma missão para o governo, acaba convidado para uma festa de políticos na mansão. O que ele não esperava era virar, involuntariamente, cúmplice de um crime.
Agatha adorava dramas de espionagem no início de sua carreira. Este é um de seus primeiros livros. E esta é a primeira aparição do Superintendente Battle. Este livro tem uma “sequência” que conta com alguns personagens deste livro, “O mistério dos sete relógios”, que é ótimo!
Qual o seu livro favorito da autora? 😀