Mais uma vez a página oficial da Agatha Christie está organizando uma leitura de uma obra por mês. O tema do primeiro mês é “um livro que mudou a vida da Agatha Christie”. Eu escolhi o “Assassinato na casa do pastor”.
Este foi o terceiro livro da Agatha que eu li, há uns 18 anos atrás. E meu primeiro livro de Miss Marple. Por coincidência, esta é a primeira história protagonizada pela simpática e inofensiva senhorinha que soluciona crimes.
O Colonel Protheroe é a pessoa mais detestada na pequena St. Mary Mead. Até mesmo o pastor local não gosta dele, e declara publicamente que a pessoa que matar o Coronel estará fazendo um serviço de utilidade pública. Poucas horas depois, essa declaração volta para assombrá-lo, pois o Coronel é encontrado morto na casa do pastor. É hora de sua simpática vizinha Jane Marple entrar em ação e tentar provar a inocência do pastor. Mas Miss Marple logo descobre que todos na cidade tem motivos para matar o Coronel… e St. Mary Mead não é uma cidade tão inocente quanto parece.

💬 Publicado em 1930
💬 É o primeiro livro de Jane Marple, que viria a se tornar tão famosa quanto o outro célebre detetive de Agatha, Poirot.
💬 O livro é dedicado à Rosalind, sua única filha.
💬 Além de introduzir Miss Marple e a cidade de St. Mary Mead, também introduziu outros personagens recorrentes nas histórias de Marple, como o pastor e sua esposa.
💬 Adaptado para o cinema em 1986 com Joan Hickson e na série “Marple” em 2004, com Geraldine McEwan.


Assassinato na casa do pastor
Autora: Agatha Christie
Editora: L&PM
Avaliação: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐